Sede fazenda Córrego da Ponte – Buritis – MG / 2000
A sede anterior sofreu problemas estruturais e teve que ser demolida e substituída por projeto encomendado pelo então Presidente Fernando Henrique Cardoso e sua esposa, Ruth Cardoso.
Por serem um casal de intelectuais, a solicitação principal foi de um interior muito bem iluminado, preferencialmente por luz natural, para poderem ler ou escrever com conforto, pois, como comentaram, a tradicional casa colonial brasileira, avarandada, em geral é escura.
Ao mesmo tempo, devido à distancia, dificuldade de acesso e falta de recursos da região, optou-se pela utilização de tecnologia rudimentar que não viesse a demandar qualquer tipo de manutenção especializada, o que indicou o uso de telhado tradicional, onde no entanto optamos pelo uso de telhas de cimento escolhidas por sua durabilidade.
Adotamos um telhado que “flutuasse” sobre as paredes, criando janelas para iluminação e ventilação por 3 lados da área social e a integração com a cozinha pelo outro lado e sem necessidade de eliminação de largas varandas.
Parte das madeiras da casa demolida foi reaproveitada, e as instalações elétricas e hidráulicas são externas, aparentes e de fácil reparação.
Desenhou-se também a estante principal do salão.
Construção – CENPLA – Osmar Penteado de Souza e Silva(1928-2008)